Alinhamento 3D

Alinhamento 3d


O que é alinhamento 3D?

Saiba que seu carro está desalinhado quando um ou mais desse parâmetros (convergência, divergência e cáster) da suspensão estão diferentes dos projetados. Isso acontece porque, quando o veículo passa por pistas irregulares, os pontos de fixação da suspensão podem se mover, saindo da fixação original.

Os carros atuais permitem poucos ajustes finos, geralmente a suspensão dianteira é independente (MacPherson) e a traseira dependente (eixo de torção), o que torna possível somente o ajuste da convergência ou divergência.

Existem alguns modelos mais sofisticados em que é possível regular, na dianteira, além da convergência e divergência, câmber e cáster. E na traseira, câmber. É o caso, por exemplo, de vários modelos de BMW.

Então, como eu regulo câmber e cáster do meu carro, se a fixação do meu veículo não me permite mudar esses parâmetros? Bem, esses casos só são passíveis de correção através da troca das peças danificadas ou fazendo alinhamento técnico: deformando essas peças até que cheguem em suas dimensões normais de projeto.

 

Convergência/Divergência:

é o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas ou abertas na extremidade dianteira do que na traseira.


    A amplitude de convergência ou divergência pode ser expressa das seguintes formas:
  • Medida Angular (em graus) relacionada à linha geométrica central do veículo.
  • Medida Linear (em milímetros) usando como referência a borda da roda.

Cada veículo tem seus ângulos de convergência/divergência predefinidos pelo fabricante, que almeja melhor desempenho e menor desgaste dos componentes, principalmente dos pneus.

 

Cáster:

é o ângulo entre o pino mestre ou braço de suporte do exio (parte superior) e o plano vertical. Se para frente o cáster é negativo, se inclinado para trás é positivo. Ele é responsável pela estabilidade da direção do carro.


Alinhamento 3d


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