Dicas


Nova série Tecnocar: Defeitos irritantes


A Tecnocar vai apresentar uma sequência de matérias sobre defeitos nos veículos. O seu está entre eles? Fique sabendo.

 

Defeitos irritantes - 3

Barulhos na suspensão de Palio e Grand Siena

Donos de modelos da Fiat reclamam de barulhos na suspensão, mas rede autorizada diz ser característica de projeto

Por Waldez Carmo Amorim | 30/05/2014

Quando recebemos mais de dez mensagens de leitores reclamando da mesma ocorrência, é quase certeza que estamos diante de um caso digno do Autodefesa. Mas nos surpreendemos ao contabilizar quase 120 reclamações de excesso de ruídos na suspensão do Grand Siena e Palio, principalmente das linhas 2012 e 2013. Em quase 12 anos de existência desta seção, nunca recebemos tantas reclamações do mesmo problema.

"O barulho é do tipo metálico, até parece que vai cair tudo no chão, típico de um veículo usado que não faz manutenção há anos", explica o empresário Marcos de Salvi Pillat, dono de um Grand Siena 1.6 2013. "Já levei meu carro sete vezes à concessionária e eles apenas tentam mascarar o problema, trocando peças. Agora nem isso fazem: dizem apenas que é característica do projeto", diz Marcos.

Essa resposta, aliás, é comum à maioria dos donos que enfrentam o mesmo barulho, caso do advogado Paulo Henrique Zago, de Uberaba (MG), que tem um Palio 1.6 2013. "Meu carro apresentou o ruído na suspensão dianteira.A autorizada informou que bastava um reaperto. Alguns dias depois, voltei com o mesmo problema. Segundo o mecânico-chefe da concessionária, trata-se de uma característica do projeto, não de um defeito", diz.

Muitas vezes esse barulho é tão alto que não fica restrito aos ouvidos do motorista. "O barulho metálico é forte, lembra uma peça da suspensão estourada.Vários passageiros já me relataram que também conseguem escutá-lo perfeitamente. Às vezes até quem está passando pela rua consegue ouvir", afirma o gerente de produtos Carlos Estevan Milek, de Curitiba (PR), dono de um Grand Siena 1.6 2012.

Contatamos ainda oito autorizadas Fiat em Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre: todas conheciam o problema e pediram para agendar um horário a fim de analisar o ruído. Mas as oito adiantaram que, na maioria das vezes, não há solução para isso.


O POVO RECLAMA

"Desde que comprei o carro, escuto um barulho no lado do motorista quando passo por lombadas ou guias rebaixadas." - Nathalia Bueno, gerente de vendas, São Paulo (SP), dona de um Grand Siena 1.6 2012

"Meu carro apresenta ruídos na suspensão dianteira desde que era zero. A autorizada já trocou a caixa de direção, mas não conseguiu resolver." - Fábio Gomes Ribeiro, servidor público, Juazeiro (BA), dono de um Palio 1.0 2012


RESPOSTA

A Fiat diz que, dos casos analisados, em dois não há registro de reclamação na rede ou no seu SAC, três estão relacionados a outras reclamações e sete são queixas de ruídos genéricos na suspensão. "Desta forma não há problema crônico de ruído na suspensão do Grand Siena e do Palio", afirma a marca.

 

Fonte: Quatro Rodas


A Tecnocar tem atendimento especializado em câmbio automático para o seu veículo. Saiba mais

Voltar