Dicas


O manual de instruções do futuro


Como a realidade aumentada deve aposentar os manuais impressos de reparo automotivo

 

Por Alexandre Akashi | Ilustração Tato Araújo | 08/07/2014

Ler manuais de serviço, muitas vezes, é um desafio para os profissionais que trabalham nas oficinas das concessionárias. Eles enfrentam uma linguagem técnica, instruções extensas e uma série de ilustrações nem sempre fáceis de identificar. Também não é raro faltar ou não estar claro justamente o detalhe que permite a desmontagem ou montagem perfeita e sem perda de tempo.

Para acabar com isso, fabricantes como BMW e Volks estão desenvolvendo sistemas capazes de ajudar os mecânicos, exibindo o passo a passo dos diferentes procedimentos de reparo. Usando imagens virtuais sobrepostas ao equipamento real a ser reparado, essa tecnologia faz o reconhecimento do tipo de carro e, a partir da necessidade do conserto, guia o profissional em cada etapa.

"A grande sacada desse tipo de manual de instruções eletrônico é a possibilidade de sobreposição de imagens. Isso permite mostrar ao usuário todas as dicas e truques para soltar as peças, como aquela torcidinha mágica que, se não for feita, quebra a trava", explica o diretor do comitê telemática e infotainment da SAE Brasil, Ricardo Takahira.

Além de contribuir com a qualidade dos serviços, os assistentes virtuais podem ajudar a reduzir o tempo e o custo das manutenções. Mas, por enquanto, tanto a BMW como a VW não têm previsões de quando os sistemas estarão disponíveis em suas respectivas redes de assistência.

 

VISUALIZAÇÃO

A interface do sistema com o usuário é feita por meio de telas de vídeo, que podem ser as usadas em celulares, tablets ou óculos especiais.

 

PROJEÇÕES

As imagens que demonstram os procedimentos são projetadas sobre imagens do carro real captadas por uma câmera.

 

APLICATIVO

Através de um mecanismo de busca, o software identifica o veículo, reconhece suas características, localiza a área que o mecânico está focalizando e inicia as instruções.

 

BANCO DE DADOS

O banco de dados com as informações necessárias (código ou medidas das peças, torque do aperto, prazo de troca etc.) pode ser armazenado em um computador ou num site.

 

Fonte: Quatro Rodas


A Tecnocar tem atendimento especializado em câmbio automático para o seu veículo. Saiba mais

Voltar