Dicas


O que é suspensão automotiva?

 

26/05/15

Suspensão, da palavra suspender, sinônimo de elevar. Um carro pode ser dividido em dois conjuntos: o que está acima da suspensão e o abaixo.

Quase tudo que está montado no chassi: parte elétrica, motor, transmissão e escape compõem a parte SUSPENSA do carro. Os quatro conjuntos compostos por pneu e roda (basicamente) são a parte NÃO SUSPENSA do carro.

Suspensão

Exemplo: peças em amarelo e verde constituem o conjunto de suspensão do carro.

A maneira com que a suspensão une as duas partes (suspensa e não suspensa) faz com que o carro deixe de ser um conjunto rígido, amortecendo os impactos gerados pelas ondulações da pista, através das molas e amortecedores, não os transmitindo direto aos passageiros.

A ideia da suspensão é justamente absorver forças que seriam diretamente transmitidas ao motorista e estrutura do veículo, caso a o chassis fosse ligado diretamente as rodas.

Veja:

O que é suspensão dependente? E o que é suspensão independente? Qual a diferença?

A maioria dos carros vem equipada com dois tipos de suspensão automotiva: dependente e independente.

No desenho acima a suspensão traseira é dependente (um lado é ligado ao outro) isso significa que um lado do carro transfere carga para o outro lado quando sofre ação de alguma força. A suspensão dianteira, por sua vez, é independente, ou seja, o movimento de uma roda não interfere bruscamente no da outra e você não se sacode todo para cima e para baixo quando o carro passa por um buraco!

Suspensão automotiva independente trabalhando:

O que vamos encontrar ao estudar os carros populares, leves e médios, são as configurações acima. Suspensão independente na frente e dependente atrás. Já os modelos esportivos de luxo, em sua maioria, trazem as suspensões independentes nas quatro rodas.

Sem a suspensão independente dianteira, passar batom ao dirigir seria impossível!

Suspensão

Suspensão independente duplo A, F1.

 

Fonte: Site Se meu carro falasse


A Tecnocar tem atendimento especializado em câmbio automático para o seu veículo. Saiba mais

Voltar