Mercado


Fiat faz recall de Punto, Bravo, Idea e Doblo por falhas no câmbio


Defeitos podem dificultar o engate da primeira marcha e afetam unidades produzidas entre 2012 e 2014

 

22/09/14 - por Redação Autoesporte

Recall Fiat

A Fiat anunciou hoje (22) que quatro de seus modelos terão de passar por recall para corrigir falhas na caixa de câmbio. No total, o chamado afeta 86.986 unidades de 13 versões do Punto, Idea, Doblo e Bravo. Segundo a montador,a as falhas dificultam o engate da primeira marcha, o que pode causar acidentes. (Confira os números de chassis ao final do texto)

O chamado é dividido em dois reparos diferentes. No primeiro, proprietários do Punto Essence, Punto Essence Dualogic , Idea Adventure, Idea Sporting e Idea Sporting Dualogic terão que comparecer a uma oficina da marca para trocar o óleo lubrificante da caixa de câmbio. De acordo com a marca, o objetivo é “adequá-los às especificações previstas no Manual de Uso e Manutenção”. Os veículos listados foram fabricados entre 1º e 22 de fevereiro de 2014.

Recall Fiat

Já o segundo reparo afeta o Punto T-Jet, Doblo Adventure, Idea Adventure Dualogic, Idea Essence, Idea Essence Dualogic, Bravo Sporting, Bravo Sporting Dualogic, Bravo Absolute e Bravo Absolute Dualogic. Neste caso, a Fiat terá que substituir o óleo lubrificante da caixa de câmbio e substituir componentes da engrenagem da primeira marcha nos casos dos carros com mais de 40 mil km rodados. Este defeito afeta as unidades fabricadas entre 1º de fevereiro de 2012 e 22 de fevereiro de 2014.

Recall FiatA não substituição do óleo e das peças listadas pode levar a um processo de desgaste prematuro. Segundo a montadora italiana, foi detectado que o condutor pode ter dificuldade para engatar a primeira marcha do carro por conta do defeito. Assim, o motorista pode não conseguir colocar o carro em movimento e causar um acidente com risco de danos físicos e materiais.

O recall pode ser agendado pelo telefone 0800 707 1000 e deve levar uma hora nos casos em que é necessário somente substituir o óleo e até 10 horas quando precisar trocar componentes do câmbio.

 

Recall Fiat

O que diz a lei

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

Recall Fiat

 

Fonte: AutoEsporte


A Tecnocar tem atendimento especializado em câmbio automático para o seu veículo. Saiba mais

Voltar